Detalhes do Documento

A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo

Autor(es): Morais, Ana Isabel cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Intervenção


Descrição
O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Neves, Ivone; Gomes, Maria dos Reis
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia