Author(s):
Rodrigues, Diana
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista; Professor investigador
Description
Serve o presente relatório para explicitar o processo de formação profissionalizante
realizado ao longo de dois períodos de estágio, Educação Pré-Escolar e de 1ºCiclo do
Ensino Básico, sendo que se encontram evidenciadas as especificidades,
transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. Para o efeito,
realizou-se um estudo de natureza qualitativa, que resultou numa intervenção
educativa pautada pela gestão e deliberação docente, segundo critérios de
intencionalidade educativa, visando a promoção de experiências de aprendizagem
ativas, significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras.
Neste sentido, a intervenção educativa em ambos os contextos regeu-se por
alguns princípios que consideramos alicerçais no processo de ensino-aprendizagem,
nomeadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações de observar,
planificar, intervir e avaliar; a necessidade da diferenciação pedagógica face às
individualidades de cada um; a interdisciplinaridade com vista ao desenvolvimento
global da criança e a construção ativa e cooperativa do conhecimento. A intervenção
educativa em análise foi orientada com base numa perspetiva construtivista, reflexiva
e generalista.
Esta necessidade torna-se ainda mais premente face ao novo regime de dupla
habilitação para a docência, ao abrigo do Decreto-Lei nº43/2007, que representa uma
oportunidade de aquisição plena de um estatuto de profissionalidade docente. Assim
sendo, este novo paradigma da habilitação docente generalista vem trazer novos
desafios aos profissionais de educação, pois estes terão que reconhecer as similitudes
e disparidades entre estes contextos para que uma ponte entre os mesmos seja
exequível, atendendo ao objetivo último da educação: desenvolvimento integral e
harmonioso da criança. ABSTRACT
This report serves to clarify the process of vocational training carried out along
two internship periods, Preschool Education and 1st cycle of basic education. We aim
to show the specifics characteristics, transversality and existing continuity in both
contexts. To this end, a study of qualitative nature was carried on, which resulted in an
educational intervention guided by management and deliberation, according to criteria
of educational intentionality, aiming at the promotion of active learning experiences,
significant, diverse, inclusive and socializing.
In this sense, the educational intervention in both contexts was conducted by
some principles that we believe are fundamental in the teaching-learning process, such
as sustained in the actions of educational intentionality observe, plan, intervene and
assess; the necessity of pedagogical differentiation; interdisciplinary for the global
development of children and the active and cooperative construction of knowledge. The
educational intervention in analysis was based on a constructivist perspective oriented,
reflective and generalist.
This need becomes even more urgent when facing new dual license scheme for
teaching, pursuant to Decree-Law No. 43/2007, which represents an opportunity to
acquire full professional component of teaching status. Therefore, this new paradigm of
teaching qualification generalist carries new challenges to education professionals,
once they will have to recognize the similarities and differences between these
contexts building bridges between them and bearing in mind the ultimate goal of
education: full and harmonious development of children.ed Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de
Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.