Author(s):
Alexandre, Ângela
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Intervenção; Trabalho de projeto; Envolvimento parental
Description
Durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
básico, foi realizado um estágio profissionalizante nestas duas valências com o
objetivo de vivenciar e compreender a intervenção pedagógica de um profissional de
educação.
No decorrer desta experiência pedagógica, foi essencial compreender-se a
funcionalidade das instituições, bem como o trabalho que as equipas pedagógicas
desenvolviam. As observações ao grupo/ turma foram constantes com o objetivo de se
planear, agir e avaliar de forma a ir ao encontro das necessidades, interesses,
motivações e características de cada criança.
Toda a intervenção educativa foi uma excelente oportunidade de aplicar os
conhecimentos que se tinha vindo adquirir anteriormente no processo de formação,
concretizando-se várias pesquisas de forma a articular a teoria com a prática.
Analisou-se ainda os documentos da Instituição, fez-se pesquisas bibliográficas,
registos de observação, análise de conteúdo, reflexões e avaliações.
O ensinar, pesquisar e entusiasmar, como o título do relatório indica, permitiu que
ao longo de toda a ação, a estagiária criasse momentos de aprendizagens entusiastas
para que as crianças se sentissem motivadas e com o intuito de as incentivar a
pesquisar e serem elas mesmas a ir à descoberta; tal é descrito no presente
documento. ABSTRACT
During the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic
education, was realized a vocational stage was performed in these two valences in
order to experience and understand the pedagogical intervention of a professional
education.
During this pedagogical learning experience, was essential understand the
functionality of the institutions as well as the work that pedagogical teams developed.
The observations of the group / class were constant in order to plan, act and evaluate
in order to meet the needs, interests, motivations and characteristics of each child.
All the educational intervention was an excellent opportunity to apply the
knowledge that had been acquired earlier in the training process, putting up several
searches in articulating the theory with practice. It was also analyzed the documents of
the institution, made up bibliographic research, records of observation, content
analysis, reflections and evaluations.
Theach, research and enthusiasm, as the report title indicates, allowed throughout
the action, the intern created moments of enthusiastic learning for children to feel
motivated and in order to encourage them to be themselves and search to go to the
discovery, as described in this document. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico