Autor(es):
Carvalho, Ana Patrícia
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo; Intervenção
Descrição
O presente relatório retrata o processo de desenvolvimento pessoal e
profissional experienciado, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré-
Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante os estágios realizados na valência de
Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. De salientar que este estágio
permitiu-nos um desenvolvimento, enquanto profissional, baseado na prática reflexiva
e investigativa.
A intervenção educativa, em ambos os contextos, regeu-se por bases
consideradas fundamentais para o processo de ensino e de aprendizagem, mais
precisamente, a intencionalidade educativa apoiada nas ações de observar, planificar,
agir e avaliar, a importância do envolvimento parental no desenvolvimento e motivação
da criança, assim como a preocupação com a conceção de ensino.
Para a realização deste relatório recorreu-se a pressupostos teóricos para
suportar a prática pedagógica e ainda à caraterização da instituição e do grupo de
crianças, bem como à metodologia de intervenção, sustentada numa reflexão
constante sobre a experiência educativa.ABSTRACT
The present report describes the process of personal development and
professional that was experienced as a student of Masters in Preschool
Education and the 1st Cycle of Basic Education during the internships in
valence of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. It is
noteworthy that this internship allowed us a development while a professional
based on reflective and investigative practice.
The educational intervention, in both contexts, has been guided by an
amount deemed fundamental to the process of teaching and learning, more
precisely, the educational intention supported the actions of observe, plan, act
and evaluate the importance of parental involvement in the development and
motivation of the child, as well as concern for the conception of teaching.
For the realization of this report we used the theoretical assumptions to
support the pedagogical practice and also the characterization of the institution
and the group of children as well as the methodology of intervention, sustained
on a constant reflection on the educational experience. Relatório de estágio apresentado à Escola
Superior de Educação de Paula Frassinetti para
obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene