Autor(es):
Barros, Liliana
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo; Aprendizagem ativa
Descrição
O presente relatório surge no âmbito dos Mestrados na Área de Formação de
Professores – Especialização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico. Pretende refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nestes dois
contextos. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao
trabalho desenvolvido, dando a conhecer o processo de aprendizagem vivenciado.
Ao longo dos meses, houve um esforço de basear a prática numa
aprendizagem maioritariamente apoiada na ação da criança/aluno, valorizando-a,
tendo o educador/professor o papel de orientador. Assim, proporcionaram-se
experiências significativas, diversificadas e ativas.
Durante a prática houve sempre a preocupação de agir com intencionalidade.
Assim, a observação, a planificação, a intervenção e a avaliação foram etapas fulcrais
para o desenvolvimento deste estágio tendo sido o grande apoio para sustentar as
atividades e toda a prática profissional.
Para a realização deste estudo, no sentido de contextualizar a prática, foi assim
essencial a utilização de diferentes instrumentos e técnicas de recolha de informação
como: as fichas de anamnese, a análise documental, as grelhas de observação, a
observação participante, os registos de incidentes críticos, o portfólio de criança e os
registos fotográficos.
Este estágio, permitiu ainda refletir sobre a importância das dimensões
pedagógicas que acompanharam toda a ação educativa.
Este relatório, propõem-se explorar as vantagens de usar os recursos didáticos
para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos
como estratégias, refletindo assim, a importância de promover atividades lúdicas na
promoção de aprendizagens significativas.ABSTRACT
This report comes under the Masters in the field of teacher education –
specialization in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education.
It intends to reflect on the pedagogical practice developed in these two contexts.
Throughout the document an analysis of the choices as well as of the learning process
experienced. Over this period, there was an effort to base the practice on learning
supported in child/student action, valuing it, having the educator/teacher role of an
advisor. Thus, significant experiences were diverse and active.
Acting with intent was a concern present during all practice. Thus, the
observation, planning, intervention and assessment were key steps of this stage’s
development having been the great support to sustain the activities and all the
professional practice. To carry out this study, in order to contextualize the practice, was
also essential the use of different instruments and techniques of collection of
information such as: the anamnesis, the document analysis, observation, participant
observation, the records of critical incidents, the child's portfolio and photographic
records.
This stage, also allowed to reflect on the importance of the pedagogical
dimensions that accompanied the entire educational activity. This report´s propose is
also to explore the advantages of using educational resources as strategies, reflecting
the importance of promoting recreational activities on promotion of meaningful learning. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de
Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Cortesão, Irene; Gomes, Ana Maria