Autor(es):
Moreira, Rita
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Trabalho de grupo; Autonomia
Descrição
O presente relatório tem como objetivo demonstrar todo o percurso
desenvolvido ao longo do estágio em contexto de pré-escolar, numa instituição privada
de segurança social, assim como em contexto de 1º ciclo do ensino básico, numa
instituição púbica.
Através da observação, reflexão e investigação desenvolvemos competências
como profissionais e planeamos as nossas intervenções tendo em conta as
características do grupo, os espaços, os materiais e os seus interesses, de forma a
promover novas competências em cada criança/aluno, como ser individualizado.
A Pedagogia do Nós, abarcando a pedagogia participativa, a metodologia
High/Scope, a metodologia do trabalho de projeto e os trabalhos de grupo, traduz as
experiências vividas e promovidas nas duas valências de estágio.
Houve preocupação em adotar uma postura de professor investigador, que se
procurou, igualmente, transpor para o presente relatório. Tornar a criança/aluno
autónomo foi o caminho seguido, conduzindo a prática pedagógica.
Este estudo é de natureza qualitativa, pois a estagiária teve uma participação
ativa e recolheu dados através da observação, assim como de natureza exploratória,
pois houve como objetivo desmistificar e construir relações melhores. ABSTRACT
The following report demonstrates the entire course developed along the
internship in the context of Pre-school, in a private institution of social security,
as well as in the context of Primary School, in a public institution.
Through observation, reflection and investigation we developed
professional skills and planned our interventions taking into account the
different characteristics of the group, the spaces, the materials and their
interests, in a way of being unique, therefore promoting new skills into each and
every child/student.
The “Pedagogia do Nós” embraces the participatory pedagogy, the
high/Scope methodology, the project assignment methodology and the group
projects translate the experiences lived and promoted in the two stages of the
internship.
The personal development, based in the posture of Professor
Investigator was prompt into the present report. By leading the pedagogical
practice we chose to make a self-governing Child/Student. This study it’s of a
qualitative nature, on this account the intern had an active participation and
collected data through observation, as well as exploratory nature, because the
objective was to disclose and build better relations. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pinheiro, Ana; Gouveia, João