Author(s):
Silva, Cátia
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista; Aprendizagem cooperativa
Description
As alterações legislativas, relativamente à habilitação para a docência,
passaram a compreender a habilitação conjunta para a Educação Pré-Escolar
e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, está presente a descrição do
desenvolvimento da prática pedagógica enquanto estagiária.
O relatório encontra-se fundamentado teoricamente, de modo a perceber
diferentes perspetivas de autores para sustentar toda a prática pedagógica. A
articulação entre estes referentes teóricos e a prática educativa, apoiada numa
constante reflexão, sustenta a elaboração deste relatório.
Toda esta prática desenvolve-se a partir dos interesses do grupo e de
cada criança e de uma pedagogia ativa. De modo a que esta prática se
desenvolvesse da melhor forma, foi prudente recolher dados, recorrendo a
diversificados instrumentos, técnicas e procedimentos, para melhor selecionar
os caminhos que emergiram na intervenção. Recorreu-se, ainda, à
caracterização das instituições e dos grupos de crianças, no sentido de
adequar a prática pedagógica.
Assim, este relatório descreve a intervenção educativa sustentada nas
ações do observar, planificar, intervir e no avaliar.
Por último, pretende-se dar uma visão pelo trabalho realizado,
demonstrando as competências adquiridas e necessárias para a prática e as
dificuldades sentidas.ABSTRACT
Legislative changes what concerns teachers qualification of teaching,
came to extend the areas now include the qualification for both education preschool
and first cycle of basic education. In this work we describe the
development of pedagogical practice as an intern.
The report is theoretically substantiated, in order to understand different
perspectives of authors to support all pedagogical practice. The elaboration of
this report was based upon the accommodation of these theoretical references
and educational practice, supported by a constant reflection.
All this practice was influenced by the interests of the group, each child
and an active pedagogy. Collecting data by using diverse tools, techniques and
procedures was needed in order for this practice to develop in the best way
possible and to better select the paths that emerged from this intervention.
Moreover, the institutions and groups of children were analyzed to better adapt
the pedagogical practice.
Thus, this report describes the educational intervention based on
observing, planning, intervening and evaluating.
Lastly, an overview is given of the performed work, demonstrating the
acquired and necessary skills for the occupation and the experienced
difficulties. Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico