Author(s):
Tânia, Tavares
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista; Professor investigador; Professor reflexivo
Description
O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante
realizado no âmbito das unidades curriculares Estágio I e Estágio II, inseridas
no 2º e 3º semestre no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Com estes estágios procuramos vivenciar uma experiência de prática
pedagógica próxima de uma futura atividade profissional. Para tal realizámos
um estudo de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e empírica que
proporcionou uma intervenção educativa regulada pela gestão e deliberação
docente, visando a promoção de experiências de aprendizagem ativas,
diversificadas, integradas, significativas e socializadoras.
Este relatório resulta da reflexão crítica acerca de toda a experiência de
estágio, referindo os contributos deste para o nosso desenvolvimento pessoal e
profissional, com o intuito de tomarmos consciência das especificidades de
cada contexto, de forma a construirmos a profissionalidade enquanto docentes
portadores de uma dupla profissionalização.
Para a realização da construção deste relatório, foi necessário conhecer,
com algum detalhe, os normativos legais provenientes do MEC, as Metas de
Curriculares e alguns pressupostos teóricos de vários autores que pensam a
Educação.ABSTRACT
This report explains the process of professional training undertaken in
the course units Intership I and Intership II, inserted in the 2nd and 3rd semesters
of the Master in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, of
Higher School of Education Paula Frassinetti.
With this internship we try to live an experience of pedagogical practice
close to a future professional activity. To this end we carried out a qualitative
nature study, descriptive, exploratory and empirical which provided an
educational intervention regulated by teacher’s management and deliberation,
aiming to promote active learning experiences, diversified, integrated,
meaningful and socializing.
This report results from critical reflection on the entire training
experience, referring the contributions of this for our personal and professional
development, with the aim of become aware of the specifics of each context, in
order to build the professionality as teachers carrying a double
professionalization.
To carry out the construction of this report, it was necessary to know, in
some detail, legal regulations from the Ministry of Education and Science, the
Curriculum Goals and some theoretical assumptions of several authors who
think the Education. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de
Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico