Detalhes do Documento

Criatividade e crítica: elementos essenciais na construção da profissionalidade

Autor(es): Carvalho, Inês cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Criatividade; Motivação


Descrição
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Evidencia a prática pedagógica desenvolvida pela estagiária em duas instituições distintas, num período de quatro meses para cada um dos contextos, educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, respetivamente. Amparando toda a intervenção da estagiária, apresentamos várias referências de pressupostos teóricos que suportam as opções tomadas, assim como instrumentos de observação e de análise que permitiram uma melhor apropriação de todas as experiências descritas. Ao longo do relatório vemos espelhados alguns princípios vistos como alicerces fundamentais no processo de ensino e de aprendizagem da realidade de uma profissional de dupla habilitação, como a reflexão crítica, a criatividade e a motivação. Estes princípios estão em constante confronto, influenciando-se mutuamente, pelo que não exercem funções ou efeitos isolados.ABSTRACT This report was developed as part of the Master's degree in Pre-school Education and Elementary School Teaching. It explains the pedagogic training developed by the author in two different institutions, during a period of four months within both pre-school education and elementary school education. To support the work of the trainee, several theoretical references are provided, as well as instruments of observation and analysis to allow for a better understanding of all the described experiences. Throughout the report, we are presented with aspects related to the basic foundations of the teaching-learning process from the point of view of a teacher: critical reflection, creativity and motivation. These basic foundations are in constant confrontation, as they are mutually influenced. Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Daniela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia