Autor(es):
Teixeira, Sara
Data: 2014
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Pedagogia diferenciada; Professor reflexivo; Criatividade
Descrição
O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da
profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré-
Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de
dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento
do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as
experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em
cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por
uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento
criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa
diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e
ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao
longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas,
apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de
profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de
responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT
The present report objective is to demonstrate the constructive process of
professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic
education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual
qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both
levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both
contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The
educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a
climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a
singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis,
promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the
involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his
continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and
characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an
education commensurate with the challenges of the current society. Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ferreira, Ana Luísa; Cortesão, Irene