Description
O presente relatório procura elucidar todo o processo que foi passado em
contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Representa a simbiose entre a prática
pedagógica e os pressupostos teóricos que sustentaram as metodologias e estratégias
adotadas que funcionaram como alicerces fundamentais no processo de ensino e de
aprendizagem.
Ao longo do relatório, abordaram-se temáticas fulcrais que fundamentaram e
destacaram a prática pedagógica em que foi necessário recolher informação
recorrendo a instrumentos de observação e análise e utilizando uma metodologia de
carater qualitativo. Para esta intervenção teve-se em conta a criança e aluno como
intervenientes ativos de todo o processo de ensino/aprendizagem envolvendo a
motivação para que a construção do conhecimento pudesse advir das crianças/alunos.
Os princípios e intencionalidades orientadoras da prática pedagógica estão em
constante confronto levando o profissional generalista a adotar uma postura reflexiva e
construtiva no sentido de desenvolver a sua profissionalidade.ABSTRACT
The existing report tries to clarify the whole process which refers to an
experience lived in a Pre-schooler and Elementary School’s context. It represents the
symbioses between pedagogical practice and theoretical assumptions that sustained
methodologies and strategies adopted, which worked as fundamental foundations in
the learning and teaching process.
Along the report, it was approached key themes that sustain and highlight the
pedagogical practice, in which it was necessary to collect information appealing to the
observation and analysis instruments and using a quality character methodology. For
this intervention, are taking in account, the child and student as active protagonists of
the teaching/learning process, involving motivation, so that the knowledge can arise
from them. The guiding principles and intentions of pedagogical practice are in
constant confrontation, leading the generalist professional to adopt a reflective and
constructive behavior towards developing their professionalism.