Author(s):
Pinto, Joana
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista; Motivação
Description
A motivação para aprender é uma temática que adquiriu, ao longo do nosso
estágio pedagógico, um lugar de destaque pela necessidade de criar um ambiente
educativo harmonioso, para que as nossas crianças, como agentes ativos do seu
conhecimento, aprendessem significativamente. No nosso entender, a sala de aula
deveria ser um espaço onde o currículo se adequa aos interesses e necessidades
das crianças e não o inverso. Motivar as nossas crianças, para aprender é adaptar
o currículo aos seus interesses, às suas motivações intrínsecas.
Com a presente narrativa pretende-se investigar e refletir os discursos e as
práticas de motivar para aprender e a ação da avaliação formativa para esse
propósito, num Jardim-de-Infância e numa Escola Básica do 1.º Ciclo. Neste
enquadramento, pretendemos, ainda, averiguar de que modo pode esta temática
atravessar ambos os ciclos de ensino: Pré- Escolar, numa sala de 5 anos; e numa
turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Como opção metodológica, recorremos a uma perspetiva de investigaçãoação,
considerando que esta metodologia é a mais adequada ao nosso estudo,
fundamentada numa rigorosa consulta bibliográfica e recorrendo a diversos
instrumentos de recolha de dados, tendo como principal objetivo perceber as
conceções e perceções/representações dos autores sobre a temática, confrontando
as suas ideias com a nossa intervenção. Este enfoque metodológico permitiu-nos
promover mudanças nas práticas e procurar a melhoria da qualidade da nossa ação
nos estabelecimentos de ensino onde exercemos o estágio pedagógico.Abstract
During our training period, the most prominent subject had to be Motivation to
Learn, as we felt it was necessary to create a harmonious educational environment,
so that our children could develop significant learning as active agents of their own
knowledge.
As far as we are concerned, classrooms should be spaces where the curricula
is adapted to the needs and interests of children and not the other way around.
Motivating our children to learn implies that curricula are adapted to their needs and
intrinsic motivations.
This narrative was written so that we could investigate and reflect on
motivation to learn, both from theoretical and practical approaches, as well as on the
role formative evaluation may have for that purpose. We also intended to analyze
the theme of motivation through both teaching levels: pre-school, in a classroom
with 5 year old children; and a 4th year (1st cycle) group.
Action research was considered the most appropriate methodology of
investigation for our kind of work. It was complemented with a thorough bibliographic
research and also a variety of tools to gather data. Our main aim was to understand
opinions/representations of several authors and to confront theory with our practical
intervention. This kind of methodology allowed us to promote changes in the way we
work and to improve the quality of our actions in the learning institutions where our
teacher training period took place. Relatório de Estágio pedagógico apresentado à Escola
Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção
do grau de Mestre em Mestrado em Educação Pré- Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.