Autor(es):
Silva, Sofia
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Ensino reflexivo; Docente generalista
Descrição
O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I
em Educação Pré-Escolar e Estágio II no 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da
Mestre Irene Cortesão e do Mestre Pedro Ferreira, da Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para o estágio
profissionalizante, e de acordo com a prática vivenciada em sala de Educação Pré-
Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a
sua fundamentação, com a finalidade de relacionar reflexivamente a prática com a
teoria. Neste sentido, adotaram-se variados procedimentos para desenvolver o
presente relatório, sendo eles a análise documental (de documentos definidos pelo
Ministério da Educação e documentos definidos pela instituição); pesquisas
bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados
de informações recolhidas em campo e registos de observação diários. Foram também
realizadas comparações entre as duas valências, evidenciando semelhanças e
diferenças observadas e vivenciadas e, refletiu-se também, acerca da transição de um
contexto para o outro. Considera-se que esta experiência se tornou fundamental na
aquisição de competências necessárias para a construção da profissionalização em
contexto da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Alargaram-se os
conhecimentos no sentido de uma prática reflexiva, indispensável ao crescimento
pessoal e profissional, alicerce à futura prática docente.This report was done according to the Trainee I Curricular Units on Pre-School
Teaching and Trainee II on Primary Teaching, for the Master degree in Pre-school and
Primary School Teaching, under guidance of Master Irene Cortesão and Master Pedro
Ferreira, from Paula Frassinetti School of Education. Considering the objectives
defined for the professionalizing trainee, and according to practice in a Pre-school and
Primary school classroom, some specific criteria were presented for its grounding, with
the purpose of linking practice with theory. This way, several procedures were adopted
to develop this report, such as document analysis (from documents established by the
Ministry of Education and documents established by the institution); bibliographic
research (complementing practice with theory); analysis and processing data of
information collected on the field and daily observation records. It were also done
comparisons between the two, highlighting similarities and differences observed and
lived and, the transition between the two contexts was also an issue for the reflexion
process. It is considered that this experience became fundamental in the acquisition of
the necessary skills to the build the professionalization on a Pre-School and Primary
School context. The knowledge was amplified in the sense of reflexive practice,
essential to a personal and professional growth, foundation to a future as a teacher. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.