Autor(es):
Lopes, Inês Pinto
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Docente generalista; Ensino reflexivo
Descrição
A Educação Pré-Escolar e o 1ºCiclo do Ensino Básico são dois contextos que
apesar de diferentes, representam a génesis do processo de ensino e de
aprendizagem.
Através dos estágios realizados, foi possibilitada a aquisição de competências
básicas de um futuro profissional com habilitação para a docência generalista. Neste
sentido, defende-se a necessidade de uma continuidade educativa na medida em que
a aprendizagem deve ser produzida de uma forma articulada e globalizante, onde o
desenvolvimento da criança é contínuo.
Uma vez que o principal objetivo da Educação/Ensino consiste no
desenvolvimento global e harmonioso da criança, defende-se uma intencionalidade
educativa, baseada na sequência Observar - Planear - Agir – Avaliar, a qual se deve
interligar e suceder, coerentemente.
Adotou-se uma postura reflexiva, em todo o percurso profissionalizante, uma
vez que, tal como defende Perrenoud (2002), se reexaminaram objetivos,
procedimentos e evidências, ingressando-se num ciclo de permanente
aperfeiçoamento.
Metodologicamente, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, com
recurso a dois grupos de participantes: um grupo que frequentava a Educação Pré-
Escolar e uma turma de 2º ano, do 1ºCiclo do Ensino Básico. Realizaram-se
estratégias de recolha de dados, nomeadamente, a observação direta e participante e
os documentos orientadores, de cada valência, concluindo-se com uma apresentação
e interpretação dos dados obtidos.Preschool and 1st Cycle Primary School are two educational contexts which,
although different, represent the genesis of the teaching-learning process.
Through two apprenticeships, it was possible to acquire the basic competences
for a future professional in general teaching. That being said, in this thesis the
necessity for educational continuity is proclaimed, in the sense that the child’s
development should occur in an articulate, comprehensive and continuous manner.
Having in mind that the main objective of Education/Teaching consists on a
global and harmonious child development, an intentional education practice is
defended, based on the Observe – Plan – Act – Evaluate approach, which should
interconnect with itself coherently.
A posture of active pondering and reflection was adopted during the
apprenticeships, following the ideas of Perrenoud (2002) according to which objectives,
procedures and facts should be re-examined in a cycle of constant professional
refinement.
Methodologically, a qualitative study was done, using two groups of participants:
one Preschool group and a class attending the 2nd year of the 1st Primary School Cycle.
The data was acquired through direct observation and through the analysis of
guidelines from both educational contexts. Finally, an analysis of this data is presented
and interpreted. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.