Autor(es):
Monteiro, Lúcia
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Docente generalista
Descrição
A contínua e vertiginosa mudança da sociedade supõe um acompanhamento
da educação por parte das sociedades, nomeadamente em Portugal.
Este relatório resulta de uma reflexão do estágio profissionalizante em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na tentativa de
consciencializar, mais profundamente, as especificidades de cada contexto, de forma
a construirmos a nossa profissionalidade, enquanto docentes generalistas com
conhecimentos pedagógico/científico em ambos os ciclos. Exige-se deste profissional
uma verdadeira articulação curricular, entre ciclos, que permita o desenvolvimento da
criança o mais natural possível. Assim, privilegiamos uma relação dialógica entre o
professor, o aluno e o meio sustentada na e pela ação.
Para tal, baseamos este estudo num paradigma sócio crítico, inspirado nas
ideias liberais de Freire e Habermas, apoiado numa abordagem quer qualitativa, quer
quantitativa, concretizado na perspetiva orientada para a ação e para a reflexão crítica
constante.
Este estágio contribuiu para um crescimento pessoal e profissional da
estagiária no sentido do desenvolvimento de um saber científico-pedagógico, de um
espírito crítico, reflexivo e incessante na busca de um saber ser e saber fazer que
proporcione uma ação educativa adequada nos contextos e grupos com quem, no
futuro, poderá vir a intervir.The never-ending and vertiginous societal change in Portugal, as well as the
Western World, implies that education must follows suit.
This report is the product of the reflexive analysis of a professional traineeship
in Preschool Education and First Grade of Elementary School which intends to obtain a
deeper understanding of the specificities of each context so as to build our professional
identity as generalist teachers in both cycles, grounded upon pedagogical and scientific
knowledge. It is required that this professional articulates both cycles at a curricular
level so as to promote the child’s development in the most natural way possible. So, we
privilege a dialogical and action-based relationship between teacher, student and the
environment.
We support this study in a socio-critical paradigm, inspired by the ideas of
Freire and Habermas, supported by a qualitative and quantitative approach and
oriented towards action and permanent critical reflection.
This traineeship contributed towards our personal and professional growth,
solidifying our pedagogical and scientific knowledge and developing a critical and
reflexive spirit, always searching for the personal attributes and professional skills
which provide an educative action in the groups with whom we will share our expertise. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.