Author(s):
Rocha, Ana Rita Afonso
Date: 2013
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Docente generalista
Description
O presente relatório aborda a descrição do processo da intervenção educativa,
que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do docente generalista
nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este relatório assenta fundamentalmente, numa investigação qualitativa,
evidenciando a necessidade de adoção de uma postura reflexiva relativamente aos
assuntos de carácter educacional. Deste modo todo o trabalho teve por base a
observação directa, e os vários instrumentos de recolha de dados que apoiaram este
processo, registando os diferentes momentos da prática: observação, planificação,
ação e avaliação.
O relatório procura, assim, mostrar a experiência vivenciada nos dois estágios
bem como todo o processo de articulação entre a teoria e prática educacional em
ambas as valências.
Considera-se que os estágios findados vão assumir uma importância extrema
para o futuro, enquanto docente, pois permitiram adquirir um vasto leque de
conhecimentos, capacidades, atitudes profissionais essenciais para além da
percepção de que os docentes necessitam, de forma regular, de uma formação
contínua tendo em vista o enriquecimento profissional e pessoal.The present report addresses the description of the educative intervention that
contributes to the personal and professional development of the generalist teacher in
the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education valences.
This report is mainly based on a qualitative research, highlighting the need to
adopt a reflective attitude concerning education issues. In this way, all work was based
on direct observation, and the several tools used for data collection, that supported this
work, have registered the different moments of practice: observation, planning, action
and evaluation.
Therefore, the report aims to show the lived experience in the two internships,
as well as the whole process of articulation between the educational theory and
practice of both valences.
It is considered that the finished internships have assumed an extreme
importance to the future, as a teacher of the individuals in question. Thus, they allowed
the acquisition of a broad range of knowledge, skills and essential professional
attitudes, beyond the perception that teachers require, on a regular basis, a continuous
educational training in view of the professional and personal enrichment. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.