Autor(es):
Monteiro, Joana Gil
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Formação de professores; Docente generalista
Descrição
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do
Ensino Básico, foi realizado um relatório com a finalidade de dar a conhecer e refletir
sobre toda a prática vivenciada nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do
Ensino Básico, procurando-se assim, descrever e analisar toda a intervenção
educativa, sendo esta sustentada por fundamentação teórica.
Neste estudo, privilegia-se uma metodologia de cariz qualitativo, em que o
educador/professor reflete sobre a sua intervenção e sobre a aprendizagem das
crianças/alunos, colocando em prática um processo de reflexão-ação-reflexão,
utilizando estratégias eficazes, uma pesquisa sistemática e observação constante, de
modo a melhorar a intervenção educativa e também com o objetivo de encontrar
evidencias nas aprendizagens das crianças/alunos.
A intervenção, baseada na metodologia de projeto e na aprendizagem segundo
uma perspetiva construtivista, evidencia o papel ativo da criança/aluno na construção
do seu desenvolvimento e aprendizagem, e apresenta-a/o como agente capaz de
resolver os seus problemas e inquietações, sendo o educador/professor um mediador,
promovendo o equilíbrio emocional, cognitivo e social e preocupando-se sempre com
a diferenciação pedagógica.
Assim, durante as intervenções, a estagiária assumiu uma atitude reflexiva,
reconhecendo, como profissional generalista, a importância da articulação entre as
duas valências e fazendo uma análise critica sobre a sua prática, sempre com o
objetivo de adequar e melhorar a ação educativa e assim contribuir para o seu
desenvolvimento pessoal, social e profissional.In the scope of the Master on Education Preschool Education and 1st cycle of
Basic Education, a report was written with the goal/objective of dissemination and
reflection about the practice and life experienced on the classes of Preschool
Education and 1st cycle education, aiming to describe and analyse all the educative
intervention, always supported by theory fundamentals.
In this study, a qualitative approach was favoured, based on the
educator/teacher reflection on his intervention and on the children/students learning.
An action-reflection process was applied, using efficient strategies, a systematic
research and continuous observation, in order to improve the educative intervention
and also to recognize evidences on the children/students learning.
The intervention, based on the project methodology and on the education
following a constructive perspective, highlights the active role of the child/student on
the building of his development and learning, and shows him as a capable agent of
solving his main problems and inquietudes, where the educator/teacher act as a
mediator promoting the emotional, cognitive and social equilibrium and concerning
always with the pedagogic differentiation.
Thus, during the interventions, the trainee student adopted a reflective attitude,
recognizing, as a generalist professional, the importance of linking and articulating both
valences and doing a critical analysis on her practice, always with the objective to
adjust and improve the educative action and to contribute for her personal, social and
professional development. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico