Autor(es):
Matos, João Carlos
Data: 2008
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Escrita criativa
Descrição
As dificuldades sentidas a nível da escrita e da leitura no
actual contexto escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico constituem
a principal motivação do projecto AIA – Escrita
Criativa e da presente reflexão.
Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da
escrita na disciplina de Português, em vários níveis escolares,
tanto em termos dos curricula como das respectivas práticas
na sala de aula, sentimos necessidade de reflectir sobre o processo
da escrita, não como produto acabado e apenas de valor
literário, mas como competência em construção e de interesse
pedagógico e didáctico.
Assim, depois de uma breve introdução, apresentamos o desen -
volvimento deste tema em três partes.
Na primeira parte, situando o projecto AIA de Escrita
Criativa no contexto do presente tema, apontamos, sumariamente,
os seus objectivos: o seu público-alvo, as suas potencialidades
e estratégias associadas e, por fim, o seu significado
científico -pedagógico, enquanto ferramenta de apoio à leitura
e à escrita na sala de aula.
Na segunda parte, procuramos reflectir sobre “Escrita e Cria -
tividade”, anotando alguns vectores relacionados com a escrita
e com a criatividade linguística. Deste modo, nesta parte,
são referidas algumas questões como: a coexistência da escrita
com outras competências da língua, as relações da escrita com
capacidades que derivam da organização e funcionamento da
mente humana, a relação entre o código oral e o código escrito,
os critérios da sua aquisição e do seu desenvolvimento, as
ligações da escrita com a sua época, por fim, a ligação entre
escrita e criatividade.
Na terceira parte, pretendemos apresentar, de forma breve,
algumas ideias sobre a Pedagogia da Escrita, recuperando alguns
fundamentos enunciados anteriormente. Deste modo, depois
de identificada a metamorfose do ensino da escrita nos programas
de Português, interessa-nos problematizar/clarificar
a acepção do termo ”escrita” em pedagogia, valorizar o uso
criativo da língua, destacar uma pedagogia da criatividade,
enunciar brevemente o percurso para desenvolver tal capacidade,
identificar algumas técnicas de intervenção para
trabalhar a criatividade na escrita, enumerar alguns dos pressupostos
teóricos inerentes ao acto de escrever, destacar algumas
tipologias de tarefas e actividades de produção verbal,
bem como apontar alguns princípios pedagógicos e didácticos
que devem ser tidos em conta por quem ensina a escrever.
Na conclusão, destacando a criatividade como ferramenta
fundamental no processo ensino/aprendizagem da leitura e da
escrita, sublinha-se a importância de estratégias adequadas às
necessidades dos alunos de hoje, sem perder de vista, contudo,
a pedagogia/necessidade do esforço individual implicado no
acto de escrever. p. 37-43