Document details

A Música e a Criança com Distúrbios de Comunicação e Linguagem

Author(s): Simões, Alexandra cv logo 1 ; Gomes, Ana Paula cv logo 2

Date: 2008

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Expressão musical; Educação especial; Deficiências da linguagem; Perturbações da comunicação


Description
Este artigo procura alertar para o uso da música como estratégia e suporte de apoio a crianças com Distúrbios de Comunicação e Linguagem: distúrbios de articulação, gaguez, distúrbios de voz, alterações na linguagem verbal e outras deficiências em que a comunicação e a linguagem estejam comprometidas. Sendo a música um excelente meio de desenvolvimento, permitindo que a criança possa usufruir de satisfações imediatas, considera- se que esta pode contribuir ao nível da comunicação verbal e não-verbal, no que diz respeito a aspectos cognitivos, afectivos/emocionais e motores, ao mesmo tempo que promove a interacção e o auto-conhecimento. É por isso importante que, a criança sinta que tem ali a oportunidade de explorar os seus sentimentos e de os exteriorizar sem ter que os verbalizar Pretende - -se, demonstrar de que modo é que professores e educadores podem usar, esta área, de forma consciente e pedagógica, mesmo que não tenham conhecimentos técnicos de música. p. 127-141
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU