Autor(es):
Cunha, Isabel
; Costa, Camila Maria Ferreira
Data: 2008
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Intervenção educativa; Deficiência mental
Descrição
As mudanças operadas, ao nível das concepções sobre a
deficiência mental, conduziram a uma perspectiva multidimensional,
donde o contributo mais significativo,
preconizado pelas várias instituições especializadas, se
centra no sentido de conferir uma maior relevância ao
comportamento adaptativo. Assim, a classificação do
atraso mental não assenta somente na valorização do
QI, mas consubstancia-se, na funcionalidade do indivíduo
perante as exigências ambientais.
As limitações existentes no funcionamento de uma
criança com deficiência mental acarretam dificuldades
na adequação comportamental em contexto social.
Deste modo e, visando uma melhoria na sua inclusão
social, importa proceder ao estudo dessas limitações,
nomeadamente, ao nível cognitivo, pessoal e social, por
se considerar que, a adopção de um determinado comportamento,
resulta de processos inerentes a estas
dimensões.
Constatando-se certos défices nestes domínios e, compreendendo
a sua natureza, preconizamos uma intervenção
ao nível preventivo, com a finalidade de proporcionar
competências de modo a promover a aquisição e/ou
execução de skills sócio-afectivos e, de remediação, no
sentido da eliminação do comportamento desadaptado,
tornando possível a inserção social do individuo com
deficiência mental.
Acredita-se, assim, na possibilidade da educação da
criança com deficiência mental, através da adequação de
apoios. Esta nova postura, preconizada pelas mais recentes
concepções, conduzirá a uma nova visão e respectiva
operacionalização. Deste modo, a criança, portadora de
deficiência mental, estará em condições de ser incluída
de forma plena no seu contexto social envolvente, tornando-
a num ser válido e indispensável para a evolução
do pensamento e das atitudes da própria sociedade. p. 59-70