Detalhes do Documento

Educar para os direitos culturais e linguísticos: complexidade e desafios

Autor(es): Marques, Cláudia cv logo 1 ; Martins, Filomena cv logo 2

Data: 2013

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Globalização; Educação intercultural -- ensino básico (1º ciclo); Multiculturalismo; Direitos Humanos


Descrição
O intenso processo de mudanças culturais existente nas sociedades atuais leva ao reconhecimento do seu caráter multicultural, à constatação da pluralidade cultural e linguística existente. Perante esta realidade torna-se necessário educar para a vivência de uma cidadania multidimensional e planetária, consonante com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável. Assim, é nosso intuito, apresentar neste texto um estudo elaborado a partir de um programa de intervenção com uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico que teve como objetivo compreender a importância de uma sensibilização à diversidade linguística e cultural, evidenciando modificações nas representações dos participantes no estudo, com especial enfoque numa dimensão ética e afetiva da educação. The intense process of cultural change of societies leads to the recognition of its multicultural character. Faced with this reality it becomes necessary educate to a multidimensional citizenship and planetary, consonant with human rights and sustainable development. It is therefore our intention, to present a study from an intervention program in a primary school class. The aim of the study is to understand the importance of a language and cultural awareness, spotlighting modifications in representations of participants in the study, with special focus on affective and ethical dimension of education. Résumé Les processus de changements culturels existants dans les sociétés actuelles conduitent à la reconnaissance de son caractère multiculturel et à la conclusion de la pluralité culturelle et linguistique existante. Face à cette réalité, il est nécessaire d’éduquer pour l’expérience d’une citoyenneté multidimensionnelle et planétaire, en conformité avec les droits de l’homme et du développement soutenable. Ainsi, il est de notre intention présenter dans ce texte une étude enlevé d’un programme d’intervention avec de l’enseignement primaire qui vise à comprendre l’importance d’une sensibilisation à la diversité culturelle et linguistique, en montrant des modifications dans les représentations des participants à l’étude, avec un accent particulier sur une dimension éthique et l’éducation affective. El intenso proceso de cambios culturales existentes en las sociedades actuales conduce al reconocimiento de su carácter multicultural, el hallazgo de la pluralidad cultural y lingüística vigente. Dada la realidad es necesario educar para la experiencia de una ciudadanía planetaria y multidimensional, en consonancia con los derechos humanos y el desarrollo sostenible. Por lo tanto, es nuestra intención presentar en este texto un estudio proveniente de un programa de intervención con una clase de educación primária destinada a comprender la importancia de una sensibilización a la diversidad cultural y lingüística, mostrando las modificaciones en las representaciones de los participantes en el estudio, con un enfoque especial en una dimensión ética y educación afectiva.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia