Autor(es):
Duarte, Maria de Fátima Gonçalo
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Supervisão pedagógica
Descrição
A universalização do acesso à educação, acarretou consigo a
diversidade, tornando-se imperativo garantir ao longo de todo o processo de
ensino e de aprendizagem o princípio de equidade e a qualidade, implicando
todos os intervenientes no processo educativo.
É nesta conjuntura sistémica, visionando a escola como um todo e para
todos, em processo constante de aprendizagem e desenvolvimento ao longo
da vida que percecionamos o desenvolvimento profissional.
O nosso objeto de estudo organiza-se num quadro teórico acerca da
natureza e modos de construção do conhecimento e desenvolvimento
profissional, baseado em práticas colaborativas, reflexivas e inclusivas, numa
dinâmica supervisiva, entre professores do 1º ciclo do ensino regular e de
educação especial.
Deste modo, pretende-se, por um lado conhecer as conceções e as
práticas dos professores de educação especial e do ensino regular, que
contribuem para o desenvolvimento profissional e, por outro, construir
documentos orientadores de toda a ação docente.
Do ponto de vista metodológico este estudo inscreve-se num paradigma
qualitativo, objetivado através do estudo de um caso que permitiu a construção
de um percurso de reflexão, colaboração e investigação, culminando num
plano de ação em contexto organizacional, numa partilha do saber e do fazer.
Os resultados desta investigação permitiram que, ao longo de todo o
processo, se aprofundasse as práticas de reflexão, no âmbito de um ambiente
colaborativo, investigativo e formativo, constituindo uma oportunidade de
melhoria e de enriquecimento dos contextos educativos, assim como de todos
os que nela atuam. The universal access to education has brought about diversity. Thus, is
imperative to assure the principles of equity and quality throughout the whole
teaching/learning process, involving all of its the participants.
It is bearing in mind this systemic conjuncture, contemplating school has
a whole with access for all, in an on-going life process of learning and
development, that we perceive professional development.
The aim of our study is organised in a theoretical framework concerning
the nature and means of construction of knowledge and professional
development based in collaborative, reflexive and inclusive practices, in a
supervision dynamic, between regular primary teachers and special education
teachers.
Therefore, we intend to, on the one hand, be aware of the conceptions
and practices, which contribute to professional development, of special
education and general teachers, and, on the other hand, outline guiding
documents of all teaching actions.
In the methodological point of view, this study is incorporated in a
qualitative paradigm, featured through a case study that allowed the creation of
a line of reflexion, collaboration and investigation, culminating in an action plan
included in an organisational context, through a process of sharing knowledge
and practices.
The results of the present investigation have allowed, throughout the
entire process, the deepening of the reflexion practices, in a collaborative,
investigative and formative environment, representing an opportunity of
improvement and enrichment not only of the educational contexts but also of all
of its members. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti