Document details

Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia

Author(s): Monteiro, José Manuel Sequeira cv logo 1

Date: 2012

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Dificuldades específicas de aprendizagem; Dislexia; Educação especial


Description
Este trabalho de investigação pretende explorar as conceções dos professores do ensino básico e secundário sobre o modo como atuam em alunos com dislexia, bem como sobre a importância dada à formação dos professores. A primeira parte deste estudo revê a literatura acerca das DAE. Seguidamente, é abordado o tema da dislexia, desde a sua perspetiva histórica até às características da criança com dislexia. O último capítulo fala sobre o enquadramento legal face à criança disléxica. A segunda parte deste trabalho apresenta os resultados obtidos mediante a aplicação de inquéritos. A amostra do nosso estudo é constituída por trinta e três professores de um agrupamento de escolas do distrito do Porto, para os quais foi elaborado um questionário, constituído nomeadamente por questões fechadas. Perante os resultados obtidos, podemos concluir que os nossos dados apoiam a hipótese segunda a qual os professores não estão preparados para atuar face a alunos com dislexia. Os resultados sugerem, ainda, a inexistência de práticas diferenciadoras no atinente à dislexia. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, Helena dos Anjos Diogo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU