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O contributo da intervenção precoce nas crianças com espetro do autismo

Autor(es): Coelho, Ângela Maria Torres cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Modelos de intervenção; Intervenção precoce; Autismo; Educação especial


Descrição
Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Nas crianças com Espetro do Autismo, as capacidades para desenvolverem interações sociais recíprocas são limitadas, pela ausência de iniciações sociais com os seus companheiros e falta de sensibilidade às iniciações dos outros. Evitam, frequentemente, o contacto social, isolam-se, exibem respostas negativas ou mesmo comportamentos disruptivos. Todas estas características dificultam aos seus pares o convívio e o jogo, mesmo quando estes mostram interesse em brincar com as crianças com autismo. Não admira, então, que ao longo das leituras realizadas durante a realização deste projeto, vários foram os autores que apelaram para a importância da intervenção precoce e do envolvimento das famílias na implementação dos modelos de intervenção precoce nas crianças com espetro do autismo. Face ao exposto, com esta pesquisa procurou-se aprofundar conhecimentos no que respeita ao contributo da intervenção precoce nas crianças com autismo. De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido por educadores de infância e professores de educação especial que integram a comunidade educativa e os dados foram recolhidos por meio de um inquérito por questionário construído especificamente para esse efeito. Após a análise dos dados recolhidos e discussão dos resultados, confirmou-se que a Intervenção Precoce é um veículo de estimulação para o desenvolvimento das crianças com espetro do autismo promovendo a inclusão destas crianças nas escolas do ensino regular. De salientar que este trabalho apresenta-se como uma peça incompleta e imperfeita que requer de alterações de forma a melhorá-la e completá-la. Os dados obtidos não são muito representativos, talvez pela representatividade da amostra ser muito pequena, 30 sujeitos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Cunha, Maria Isabel
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