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A Arte e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger

Autor(es): Gomes, Maria Isabel cv logo 1

Data: 2008

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação especial; Comunicação; Expressão plástica; Síndrome de asperger


Descrição
73,[58] f. O presente trabalho incide sobre a Síndrome de Asperger como temática-alvo em análise e o contributo da Arte, nomeadamente da expressão plástica, na promoção da competência comunicativa das crianças com SA. A educação pela Arte deve ser concebida como um processo globalizante em que o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão e de comunicação é encarado como finalidade da formação integral do homem. Deste modo, neste trabalho expomos as potencialidades da arte, trazemo-las para o campo da Educação Especial, onde assume um estatuto de grande relevância e desenhamos um conjunto de ideias e estratégias que procuram melhorar as competências comunicativas da criança SA . A comunicação é um processo fundamental para garantia da qualidade das relações sociais e, sobretudo, do bem-estar emocional da criança. A criança SA não é excepção. Ela quer comunicar mas não sabe como e sofre com isso. O que queremos é contornar o processo, ser uma espécie de “contra-corrente” na antecipação, intervenção e aplicação de estratégias que incidam precisamente na comunicação, verbal e não verbal, de forma a ajudar a criança no seu quotidiano, eivado de obstáculos, a saber comunicar com as diferentes pessoas, sejam adultos ou crianças. Com a proposta de intervenção esperamos que, com estratégias objectivas centradas nas necessidades da criança e inspiradas na Expressão Plástica, consigamos promover as suas habilidades comunicativas. Assim, gradualmente, o mundo deixará de ser um obstáculo confuso e incompreensível, mas um espaço que a convida a sentir que faz parte dele quando comunica.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Cunha, Isabel
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