Detalhes do Documento

Cartaz didáctico

Autor(es): Matos, João Carlos cv logo 1

Data: 2008

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Formação inicial de professores; Ensino básico (1º ciclo); Prática educativa; Cartaz didáctico


Descrição
Com a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consistente, merece um olhar mais atento e fundamentado. A escassa bibliografia de especialidade existente sobre o assunto traduz a pouca atenção que têm merecido materiais de apoio deste tipo. Integrado num conjunto de vários materiais didácticos, o cartaz é aqui abordado como ferramenta/produto e como percurso/processo. Enquanto ferramenta/produto interessa-nos perspectivar este material de apoio como algo que serve um determinado fim pedagógico, mas que se apresenta como algo acabado e pronto a usar por terceiros. Considerando o cartaz como uma forma de registo que ajuda a perceber melhor o percurso e o processo traçado até se alcançar determinada aprendizagem, interessa-nos um conjunto de considerações pedagógicas que julgamos importantes numa boa prática pedagógica e que configuram um conjunto de experiências significativas no domínio do ensino/aprendizagem. Assim, desenvolveremos esta reflexão em torno de uma dupla questão: O que é um “cartaz didáctico”? Que considerações pedagógicas e comunicacionais formular a propósito da utilização e construção de um cartaz didáctico? p. 93-101
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia