Document details

Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, ut...

Author(s): Lourenço, Ana Rute Gouveia cv logo 1

Date: 2012

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Supervisão pedagógica; Tecnologias da informação e comunicação (TIC); Ensino--aprendizagem


Description
Desde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo. Historically, educational dynamism has been associated with the (re) discovery of strategies to the (re) definition of methodologies, focusing on several projects, programs, initiatives, among others, to improve the quality of teaching. Trying and introducing changes in pedagogical practice, is a way of trying to improve students learning. With this study, we propose to present a case study with qualitative and quantitative data, supporting a non-directive teaching, using an educational practice that used the (new) technologies applied to the classroom as a tool for knowledge and therefore present the relevance of new thinking about new ways of teaching and learning / teaching. With the growing proliferation of technologies, is expected today to take advantage of these conditions in the teaching / learning. The use of interactive resources in the process can be a great help as it allows students to learn in this information society we are existing in. Once we live in the click generation, how Perrenoud (2000) supports, the school cannot remain indifferent to these new changes. These changes require, with no doubts, new conceptions of the activity of teachers, making us more reflexive and involved teachers with the renewed educational practices, as evidenced in this study.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Daniela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU