Autor(es):
Santos, Maria Alice
Data: 2012
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento pessoal; Supervisão pedagógica
Descrição
A formação em Supervisão Pedagógica vem adquirindo uma importância
cada vez mais reconhecida, tanto para os supervisores cooperantes das
instituições de estágio como para supervisores das Instituições de Ensino
Superior.
A interacção que o supervisor cooperante estabelece com o estudante
estagiário é entendida, nesta investigação, como um aspecto fundamental para
a qualidade da supervisão da prática pedagógica, podendo ser um factor
facilitador ou inibidor da aprendizagem e desenvolvimento do supervisando.
Com o presente estudo procuramos compreender as percepções dos
supervisores cooperantes e estudantes estagiários acerca dos aspectos que
devem ser valorizados na interacção durante o processo de supervisão.
Para tanto, esta investigação de natureza qualitativa, apoiou-se em
diferentes instrumentos de recolha de dados, como inquéritos por questionário,
observações e reflexões dos estagiários, que permitiram ao investigador
interpretar a opinião dos sujeitos inquiridos e observados relativamente aos
aspectos que consideram importantes na interacção e que, confrontados com
revisão bibliográfica, tornaram possível a construção do Guião de Regulação
da Interacção na Supervisão Pedagógica (GRISP).
Pretende-se que este guião, constituído por indicadores para autoavaliação,
reflexão e regulação das atitudes/qualidades de interacção dos
educadores, contribua para melhorar a qualidade da interacção supervisiva. Training in Pedagogical Supervision has been increasingly
acknowledged, both by cooperating supervisors from institutional training and
by supervisors from a School of Higher Education.
In this research study, the interaction established by the cooperating
supervisor and the trainee is considered to be vital for the quality assurance of
pedagogical practice supervision. It may act as an enhancer or inhibitor in the
learning process and development of the trainee.
With the present study we intended to understand the perceptions of
cooperating supervisors and trainee students about what should be valued in
interaction during the supervision process.
Therefore, this qualitative research was based on different data collection
instruments such as questionnaire surveys, field observations and reflections of
the trainees, allowing the researcher to interpret the view of persons interviewed
and observed on the aspects that they consider important regarding interaction
and which, confronted with literature review, made possible to draw up a
Regulation Guide to the Interaction in Pedagogical Supervision.
It is intended that this guide, consisting of indicators of self-evaluation,
reflection and regulation of attitudes / qualities of cooperating supervisors,
contributes to improve the quality of supervisory interaction.