Detalhes do Documento

O trabalho colegial em contexto de creche: um olhar supervisivo

Autor(es): Sousa, Sandra Patrícia Pinto de cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Trabalho colaborativo; Creche; Supervisão pedagógica; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento pessoal


Descrição
Tendo em conta as mudanças sociais e educativas que hoje nos são impostas, o docente é confrontado com desafios que exigem a este profissional uma procura incessante pelo saber e pelo saber fazer. Tendo em conta este cenário, bem como o contexto de creche onde esta investigação acontece, o grande objetivo desta investigação é colmatar um problema diagnosticado por duas colegas de trabalho. Trata-se de uma investigação naturalista de matriz qualitativa e numa abordagem interpretativa com caraterísticas de investigação-ação, adotando a metodologia de estudo de caso. Neste estudo, é valorizada a importância que o trabalho entre pares pode significar para o desenvolvimento pessoal e profissional, potenciando as instituições educativas. Assim, foi criado um processo supervisivo que valoriza a reflexão individual e em parceria, onde o desenvolvimento profissional e pessoal são valorizados para uma melhoria da prática educativa. O presente estudo, ajudou a que novas perceções nascessem numa comunidade educativa com necessidade de partilhar/comunicar, promovendo uma relação de “igual para igual”, onde as participantes têm (sempre) como pressuposto, a constante procura de fazer mais e melhor, refletindo e agindo em busca de um constante crescimento profissional e pessoal. Tendo em conta as mudanças sociais e educativas que hoje nos são impostas, o docente é confrontado com desafios que exigem a este profissional uma procura incessante pelo saber e pelo saber fazer. Tendo em conta este cenário, bem como o contexto de creche onde esta investigação acontece, o grande objetivo desta investigação é colmatar um problema diagnosticado por duas colegas de trabalho. Trata-se de uma investigação naturalista de matriz qualitativa e numa abordagem interpretativa com caraterísticas de investigação-ação, adotando a metodologia de estudo de caso. Neste estudo, é valorizada a importância que o trabalho entre pares pode significar para o desenvolvimento pessoal e profissional, potenciando as instituições educativas. Assim, foi criado um processo supervisivo que valoriza a reflexão individual e em parceria, onde o desenvolvimento profissional e pessoal são valorizados para uma melhoria da prática educativa. O presente estudo, ajudou a que novas perceções nascessem numa comunidade educativa com necessidade de partilhar/comunicar, promovendo uma relação de “igual para igual”, onde as participantes têm (sempre) como pressuposto, a constante procura de fazer mais e melhor, refletindo e agindo em busca de um constante crescimento profissional e pessoal.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Daniela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia