Autor(es):
Barbosa, Soraia Fernandes
Data: 2012
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Educação pré-escolar; Docente generalista; Papel do educador; Ensino básico (1º ciclo)
Descrição
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, foi realizado o presente relatório de estágio, no qual se efetua uma
descrição do percurso de aprendizagem enquanto estagiária, nos níveis educativos da
Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Este foi realizado numa perspetiva
de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo uma postura crítica e reflexiva
em relação à prática educativa.
O estágio em Educação Pré-escolar foi realizado numa Instituição Particular de
Solidariedade Social e em 1ºCiclo do Ensino Básico numa Instituição pública
pertencente a um Agrupamento de Escolas, ambas do concelho de Vila Nova de Gaia.
Ao longo deste relatório, focaram-se as práticas educativas com a teoria que as
sustenta e deu-se enfoque às possíveis semelhanças e diferenças entre os dois níveis
educativos. Foi primordial refletir sobre o papel que o educador/professor deve ter na
sua intervenção educativa, bem como ao facto da criança/aluno aprender pela ação e
por isso o espaço, materiais e a metodologia de projeto serem oportunidades de
aprendizagem. As estratégias adotadas foram fundamentais na intervenção educativa,
daí se ter em conta as principais etapas de todo o processo, de observar, planificar,
intervir e avaliar, a importância da relação entre a escola, a família e a restante
comunidade educativa, onde a criança/aluno deve ser vista(o) como um ser único. Under the Master’s degree of Pre-school Education and teaching of 1st Cycle of
Basic Education, was held this internship report, which takes place a description of the
learning process as an intern in the education levels of Pre-school and 1st Cycle Basic
education. This was done in a perspective of personal and professional development,
promoting a critical and reflective stance in relation to educational practice.
The stage in pre-school education was conducted in a Private Institution of
Social Solidarity and the 1st cycle of basic education in a public institution belonging to
a Grouping of Schools, both in the county of Vila Nova de Gaia.
Along this report, have focused on educational practices with the theory that
sustains them and gave focus to the possible similarities and differences between the
two educational levels. It was essential to reflect on the role that the educator / teacher
should have in their educational intervention, and the fact of the child / student learning
be by the action and so the space, materials and design methodology are learning
opportunities. The strategies adopted were instrumental in the educational intervention,
taking into account the main steps of the process, to observe, plan, intervene and
evaluate the importance of the relationship between school, family and remaining
community education, where the child / student must be seen as a unique being. 61 f.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pequito, Paula; Silva, Brigite