Author(s):
Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
Date: 2012
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Sociedade--consumo
Description
Este trabalho de investigação, centrado na análise das práticas e
representações de consumo familiar, ancora-se num enquadramento teórico
sobre o consumo como prática social e suas perspectivas históricas, segundo a
óptica de alguns autores. Contextualiza a criança, a família e o consumo,
comparando a infância actual e passada, no que respeita a criança no seu
papel de consumidora, e analisa a família contemporânea e o consumo,
segundo diferentes influências, nomeadamente o contexto socioprofissional
dos pais e as suas influências nas práticas de consumo dos filhos. O seu
objectivo é o de conhecer as práticas e representações de consumo familiar,
verificando em que medida “o contexto socioprofissional dos agregados
familiares influencia as práticas de consumo familiar”, e até que ponto “os pais
são influenciadores das práticas de consumo dos filhos”.
Em termos metodológicos propôs-se às famílias o preenchimento de
Listas de Despesa, durante seis meses, detalhando as suas receitas e os seus
gastos mensais, especificando ainda os gastos específicos com os filhos.
Simultaneamente desenvolveu-se um grupo focal com estas famílias.
Relativamente aos filhos foram aplicadas as seguintes técnicas de
investigação: entrevista exploratória, feitura de desenhos e grupo focal.
Pode concluir-se que se está perante um contexto familiar diferente do
padrão de consumo familiar nacional, e há aspectos muito importantes a serem
trabalhados com as famílias. Para tal, e no seguimento das conclusões do
trabalho, elaborou-se uma proposta de intervenção comunitária visando a
sensibilização para as questões do consumismo, de forma a alertar para a
importância da Educação e Literacia Financeira. This investigative work, focused on the analysis of practices and
representations of family consumption, is based upon a theoretical framework
on consumption as a social practice and its historical perspectives, according to
several authors.
Child, family and consumption are contextualized, comparing childhood
in the past and in the present, and the subsequent role of the child as a
consumer. The contemporary family and consumption are analysed under the
scope of several influences, namely the social and professional context of the
parents and their influences on the child’s consumption practices.
The main goal is to know the practices and representations of family
consumption, establishing in which way the social and professional context of
family units influences child’s consumption practices.
Methodologically, the families have filled out “Expense Lists” during six
months, detailing their revenues and monthly expenses, specifying their
monthly expenses with their children. Simultaneously, a focus group was
develloped with these families. As far as the children are concerned, the
following investigative techniques were used: exploratory interview, elaboration
of drawings and focus group.
The conclusion is that we uncovered a different family context than the
national family consumption standard and that there are several aspects to be
worked with the families. For that end, and according with the conclusions of the
work, we elaborated a proposal of community intervention that aimed at
promoting awareness of consumerism, so as to alert for the importance of
Financial Education and Literacy.