Author(s):
Vasconcelos, Maria Ana
; Silva, Maria Cristina Vieira
; Azevedo, Cláudia
; Ferreira, Cristina
Date: 2008
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Expressão escrita; Ensino básico (1º ciclo)
Description
Atendendo às lacunas e à genérica falta de interesse assinaladas
nos alunos em termos da sua expressão escrita,
bem como à complexidade envolvida neste processo, é
objectivo deste artigo divulgar o trabalho de escrita por
projectos enquanto modalidade que visa promover a
competência escritora de forma mais integrada.
Num primeiro momento, serão apresentados alguns
aspectos que permitem contextualizar a Escrita enquanto
processo, nomeadamente em termos da fundamentação
subjacente ao trabalho de escrita baseado em projectos e
ainda quanto às características desta modalidade de promoção
da competência escritora.
De seguida, serão apresentados dois projectos de escrita
desenvolvidos com alunos do 2º e 3º anos do 1º Ciclo do
Ensino Básico, no âmbito da Área de Projecto “Plantar
Histórias” desenvolvido no Colégio do Sardão no ano
lectivo de 2005–2006. As diferentes fases de implementação
dos projectos serão explicadas, nomeadamente
no que diz respeito aos alunos envolvidos, à
selecção dos temas trabalhados e dos resultados obtidos,
entre outros.
Dadas as dimensões deste trabalho, iremos apenas servirnos,
como técnicas de recolha de dados para avaliação do
impacto dos projectos junto dos seus intervenientes, de
uma entrevista estruturada (realizada aos dois professores
cooperantes envolvidos) e de um questionário por
inquérito (passado aos alunos participantes). Serão
igualmente tidos em consideração os diários de aula e
reflexões críticas que os mesmos suscitaram.
Os resultados obtidos apontam no sentido de que a proposta
de trabalho por projectos organizados em forma
de actividades sequenciadas, porque cobram sentido
pela intenção que motiva o projecto, é justamente um
tipo de metodologia interessante para levar a cabo pois
permite ter em conta toda a complexidade do processo
de escrita. p. 31-41