Document details

Problematização e dilematização enquanto referenciais metodológicos da formação...

Author(s): Carvalho, Adalberto dias de cv logo 1

Date: 2012

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Formação de professores -- referenciais metodológicos; Formação de professores -- técnicas de dramatização


Description
Neste artigo explicita-se um conjunto de pressupostos comportamentais e de conceitos operacionais inerentes ao desenvolvimento de processos de problematização/dilematização. Estas conceptualizações são projetadas na construção de um exemplo de aplicação destas metodologias, muito concretamente ao caso da formação de trabalhadores sociais em geral e educadores sociais em particular. Este último tópico permite conjugar as considerações teóricas prévias com a sua operacionalização concreta ao referido programa de formação construído com recurso a técnicas de dramatização. This article explains a set of behavioral assumptions and operational concepts inherent to the development of the process of problematization and dilemmatization. These conceptualizations are designed to build an example application of these methodologies, very specifically to the case of training of social workers in general and social educators in particular. This last topics allows to combine theoretical considerations with its operation prior to that specific training program built using the techniques of dramatization. Cette communication explicite un ensemble de présupposés comportementaux et de concepts opérationaux inhérents au développement de procès de problématisation/dilemmatisation. Ces conceptualisations sont projetées dans la construction d’un exemple d’application de ces méthodologies, concrètement dans le cas de la formation de travailleurs sociaux en général et d’éducateurs sociaux en particulier. Ce dernier topique permet de conjuguer les considérations théoriques préalables avec son opérationnalisation concrète au susdit programme de formation construit en recourant aux techniques de dramatisation. En este artículo se explica una serie de supuestos comportamentales y los conceptos operacionales inherentes al proceso de desarrollo de la problematización y al dilematización. Estos conceptos están diseñados para construir una aplicación de ejemplo de estas metodologías, muy específicamente al caso de la formación de trabajadores sociales en general y educadores sociales en particular. Este último punto permite combinar las consideraciones teóricas previas con su adaptación específica al programa de formación construido usando las técnicas de dramatización. 9 p.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU