Detalhes do Documento

Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo: de ensino...

Autor(es): Lopes, Sofia cv logo 1

Data: 2011

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Síndrome de Down; Tecnologias da informação e comunicação (TIC)


Descrição
O estudo empírico realizado propôs-se analisar e reflectir acerca da influência da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular da mesa educacional E-Blocks e do software de Matemática e Alfabeto, no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 matriculada no 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Pretendeu-se observar de que forma este recurso tecnológico promovia a aprendizagem, a motivação e a concentração da aluna, desenvolvendo, para este efeito, um estudo de caso, em que se recorreu à observação participante, ao inquérito e a duas entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de recolha de dados. This empirical study analyses and reflects upon the influence of the use of Information and Communication Technology (ICT), particularly the E-Blocks Table and its math and alphabet educational software in the process of teaching and learning of a student with Trisomy 21, who enrolled in the Primary School in January 2010. We intended to observe how this technological resource promotes learning, student motivation and concentration, developing for this purpose, a case study, which used participant observation, a questionnaire and two semistructured interviews as instruments data collection.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia