Autor(es):
Bastos, Carla Isabel Santa Marta
Data: 2010
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Hábitos de leitura; Biblioteca escolar
Descrição
Ninguém nasce leitor, no entanto desde cedo podemos contribuir para que uma
criança se forme como leitor. O contacto entre a criança e o livro deve ser
proporcionado desde cedo, para que esta apreenda um conjunto de
características relacionadas com o acto de ler. À medida que a criança
aumenta as suas leituras, mais desenvolve as suas capacidades intertextuais e
mais se forma como leitor.
Formar leitores é uma responsabilidade partilhada entre a família, a escola e
a Biblioteca Escolar. A família é a responsável por promover o contacto entre a
criança e o livro, por lhes permitir o acesso a este e por criar situações
frequentes de partilha de leituras. Por sua vez, a escola deve não só ensinar a
criança a ler, mas essencialmente, criar-lhe o gosto de ler. É necessário que as
escolas proporcionem situações motivadoras que ponham a criança e o livro
em permanente contacto. Embora a Biblioteca Escolar seja um organismo
dentro da própria escola, destaca-se no papel de formar leitores e tem nesta
área uma responsabilidade acrescida. A Biblioteca Escolar deve ser
dinamizada de modo a proporcionar aos alunos situações interessantes e
motivadoras que os levem a ler, pois é nela que encontramos fontes de
conhecimento.
Neste trabalho apresentamos os resultados de um projecto de investigaçãoacção
que pretende promover a leitura junto dos mais novos, com o
envolvimento dos encarregados de educação e da própria Biblioteca Escolar. No one is born a reader. We can, however, contribute from an early
stage to the process of training children to become readers. The contact
between children and books should be promoted early on so that they
apprehend a set of characteristics related to the act of reading. As children read
on, they develop their intertextual skills and they are trained in becoming
readers.
Training readers is a responsibility shared between the family, school
and the School Library. The family is responsible to promote the contact
between children and books, for giving them access to books and to create
frequent situations in which reading is a shared experience. On the other hand
the school is responsible not only for teaching children how to read but also,
and essentially, for promoting the joy of reading. It is necessary that schools
provide situations that motivate children and that promote the permanent
contact between children and books. Although the School Library is an
organism inside the school itself, it stands out in the role of training readers. It
has a vast responsibility on this matter. The School Library must be dynamized
in order to provide students with interesting and motivational situations which
encourage reading for it is there we can find knowledge sources.
In this work we present the results of an action-research project that intends
to promote reading among children with the envolvment of parents and the
School Library.