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Dançaterapia como forma de promover a comunicação no autismo

Autor(es): Cunha, Sandra Ribeiro da cv logo 1

Data: 2010

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Interacção social; Comunicação; Terapia pela dança; Autismo


Descrição
Este trabalho tem por objectivo aprofundar as potencialidades psicológicas e físicas da Dançaterapia como meio paralelo de intervenção junto de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, de forma a possibilitar a Comunicação e interacção social, diminuindo desta forma o “peso” da Tríade de Wing evitando canais de comunicação incompreensíveis que levam à frustração e auto/hetero agressividade. Tendo vindo a ser considerada por muitos investigadores o método ideal para uma intervenção positiva junto de crianças portadores da síndrome de autismo, a dançaterapia, revela-se um meio facilitador de comunicação e integração, que permite estabelecer um maior contacto com o próprio corpo e com os seus limites, procurando estimular o movimento criativo e a espontaneidade de cada um, proporcionando-lhes confiança, de forma a assumir atitudes mais positivas, desenvolvendo a auto estima. Além da importância de um diagnóstico precoce para uma intervenção adequada e eficaz desde cedo, é também fundamental ter em conta o nível de desenvolvimento da criança, os seus interesses, necessidades, características e distintos comportamentos, não esquecendo porem a devida intervenção de profissionais numa pormenorizada avaliação psicoeducacional assim como da participação activa dos pais no processo terapêutico do seu filho/a.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Cunha, Isabel
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