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O uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades edu...

Autor(es): Moreira, Sílvia cv logo 1 ; Costa, Joana cv logo 2

Data: 2010

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Necessidades educativas; Tecnologia de informação e comunicação (TIC)--suporte de aprendizagem; Utilização dos computadores no ensino


Descrição
O presente projecto de investigação debruça-se sobre a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como disponibilizar aos docentes um conhecimento mais amplo das diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na estruturação e planeamento de uma pedagogia diferenciada. Numa primeira fase partiu-se para um estudo da educação especial, especificamente, quem são os alunos com NEE. Devido à necessidade científica do projecto, procurou-se conhecer e contextualizar, no âmbito legal, o decreto de lei n.º 3 de 7 de Janeiro de 2008, que abriga estas crianças. Nesta linha, procedeu-se a uma investigação acerca das TIC como facilitadoras e promotoras da inclusão de crianças com NEE. De modo a compreender e conhecer a predisposição dos docentes para a utilização das TIC nas suas práticas e intervenções diferenciadas, procedeu-se à elaboração de um inquérito por questionário, tendo os resultados aferidos sido alvo de tratamento. De acordo com essa análise e retiradas as respectivas aferências, foi elaborado o presente projecto educativo de acção e intervenção, onde se procede à contextualização desta problemática, definem-se objectivos e questões a clarificar, bem como se distinguem metodologias de acção e intervenção, recursos humanos e materiais, assim como a forma como este será avaliado. O produto final deste projecto surge sob a forma do blog “A Web 2.0 e a Inclusão” que reúne algumas ferramentas e actividades que poderão ser um recurso útil para os professores. Pretende-se, assim, criar um espaço de partilha, não só de materiais ou recursos, mas também de experiências educativas, através de testemunhos, estando disponível em http://web2-0nee.blogspot.com/ This research project focuses on the importance of Information and Communication Technology (ICT) in teaching-learning of pupils with Special Educational Needs (SEN) and provide teachers a broader knowledge of various technological tools that can be used in the structuring and planning of a differentiated pedagogy. Initially went to a study of special education, specifically, who are pupils with SEN. Due to the need of the scientific project, we tried to understand and contextualize, under law, Decree Law No. 3 January 7, 2008, to these children. Along these lines, we proceeded to an inquiry into ICT as enabling and promoting the inclusion of children with SEN. In order to understand and know the interest of the teachers to use ICT in their practices and different interventions, we proceeded to the elaboration of a questionnaire survey and the results were measured target of therapy. According to this analysis and withdrawn their afferents was produced this educational project action and intervention, which carries out the background of this problem, we define objectives and issues to be clarified and distinguished methodologies of action and intervention resources human and material, as well as how it is evaluated. The final product of this project comes in the form of the blog "Web 2.0 and Inclusion" which brings together some tools and activities that may be a useful resource for teachers. The aim is to create a space for sharing, not only of materials or resources, but also of educational experiences through testimonies and is available in http://web2-0nee.blogspot.com/ 77 f.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
Editor(es) Gonçalves, Daniela
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