Detalhes do Documento

Vinculação crianças em creche

Autor(es): Rodrigues, Olga Amélia da Costa cv logo 1 ; Reis, Susana Cristina Sousa cv logo 2

Data: 2010

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Comportamento de vinculação; Creche


Descrição
Esta investigação tem como objectivo principal estudar o papel da vinculação da criança à creche, desde os seis aos trinta e seis meses de idade, isto é, aquando da sua entrada para a creche. Para tal, e com recurso a uma metodologia qualitativa, desenvolveram-se dois questionários, aplicados a pais e funcionários, e uma checklist de observação, que abrangeu 10 crianças, em momentos específicos como a chegada e a partida da criança.Este estudo permite concluir que a vinculação da criança em creche é fundamental para o seu desenvolvimento salutar, uma vez que quanto mais segura se sentir a criança mais fácil será a sua adaptação. Neste processo, quer os pais quer os profissionais, com maior relevância os educadores, desempenham um papel preponderante. This research has as main aim studying the role of children´s tie to Nursery School, since the six to thirty six months of age, meaning, when they begin their school life. Therefore and using a quality methodology, we carry out two surveys applied to Parents and Nursery School Employees and an observation checklist, which included ten children in specific moments, as the children´s arrival and the children´s departure. This study allows concluding that the children´s tie to Nursery School is of the utmost importance to their healthy development, because as more secure they feel, easier will be their adaptation. In this process, Parents as much as Professionals, mainly, Nursery School Teachers play a determinant role. 43, [20] f.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Nunes, Ana Cristina
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia