Detalhes do Documento

As actividades de enriquecimento curricular e a dislexia: contributo para uma i...

Autor(es): Cruz, Ana Paula do Nascimento cv logo 1

Data: 2010

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Dificuldades de aprendizagem; Dislexia


Descrição
A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, com repercussões claras na escrita, cujas características conduzem a efeitos nefastos naquilo que se pretende que seja o sucesso escolar, pessoal, social e profissional das crianças que a possuem. Consideramos que esta dificuldade é, pelas características que exibe e pelas consequências devastadoras que pode originar, uma preocupação educativa e, enquanto tal, merecedora da atenção e de medidas de intervenção diferenciadas da parte do poder político, da escola, e das leis que a regem. São estas, em conjunto com as práticas nos vários contextos educativos, que decidem, pelo que facultam ou pelo que obstaculizam, o percurso de vida das crianças com Dislexia. Partimos dos conceitos de territorialização da educação, autonomia escolar e de práticas de flexibilização curricular, para procurar responder, através de procedimentos metodológicos, concordantes com o Novo Paradigma de Investigação, Qual o contributo das Actividades de Enriquecimento Curricular na intervenção diferenciada de crianças com Dislexia. Identificar possíveis factores inibidores de um eventual contributo, é ainda um objectivo deste estudo. Este estudo levou-nos a concluir a inexistência de práticas diferenciadoras no referente à Dislexia. Há uma constelação de factores que parece inibir essa intervenção. Inserir as Actividades de Enriquecimento Curricular nos documentos orientadores de uma escola ou agrupamento – o Projecto Educativo de Escola, o Projecto curricular de Escola e o Projecto Curricular de Turma – para fomentar a articulação e propiciar uma intervenção articulada, coerente, sistemática e intensiva em crianças com Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, é parte integrante de uma proposta que apresentamos no final deste projecto de investigação. 67, [25] p.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Gomes, Maria dos Reis
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia