Autor(es):
Cruz, Ana Paula do Nascimento
Data: 2010
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Dificuldades de aprendizagem; Dislexia
Descrição
A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, com
repercussões claras na escrita, cujas características conduzem a efeitos nefastos naquilo
que se pretende que seja o sucesso escolar, pessoal, social e profissional das crianças
que a possuem.
Consideramos que esta dificuldade é, pelas características que exibe e pelas
consequências devastadoras que pode originar, uma preocupação educativa e, enquanto
tal, merecedora da atenção e de medidas de intervenção diferenciadas da parte do poder
político, da escola, e das leis que a regem. São estas, em conjunto com as práticas nos
vários contextos educativos, que decidem, pelo que facultam ou pelo que obstaculizam,
o percurso de vida das crianças com Dislexia.
Partimos dos conceitos de territorialização da educação, autonomia escolar e de
práticas de flexibilização curricular, para procurar responder, através de procedimentos
metodológicos, concordantes com o Novo Paradigma de Investigação, Qual o
contributo das Actividades de Enriquecimento Curricular na intervenção
diferenciada de crianças com Dislexia. Identificar possíveis factores inibidores de um
eventual contributo, é ainda um objectivo deste estudo.
Este estudo levou-nos a concluir a inexistência de práticas diferenciadoras no
referente à Dislexia. Há uma constelação de factores que parece inibir essa intervenção.
Inserir as Actividades de Enriquecimento Curricular nos documentos
orientadores de uma escola ou agrupamento – o Projecto Educativo de Escola, o
Projecto curricular de Escola e o Projecto Curricular de Turma – para fomentar a
articulação e propiciar uma intervenção articulada, coerente, sistemática e intensiva em
crianças com Dificuldade de Aprendizagem Específica da leitura, é parte integrante de
uma proposta que apresentamos no final deste projecto de investigação. 67, [25] p.