Author(s):
Serrano, Carolina Maria Martins
Date: 2009
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação especial; Influência dos pares; Hiperactividade; Integração; Surdez; Grelhas de observação; Expressão dramática; Comunicação
Description
O título do presente trabalho, “Surdez e DDAH: o contributo da Expressão Dramática no desenvolvimento comunicacional”, indicia o seu objectivo primordial: compreender de que forma a expressão dramática contribui para o desenvolvimento das apetências comunicacionais de uma criança surda com Défice de Atenção e Hiperactividade. Apetências estas que poderão facilitar por sua vez a inclusão destas crianças na escola, nomeadamente com os seus pares. Assim, após a introdução, apresentamos alguns conceitos teóricos indispensáveis para a compreensão da temática, interligando, no momento seguinte, os temas abordados (Surdez, DDAH, Expressão Dramática).
Este projecto desenvolve-se no sentido de possibilitar a um grupo de crianças o relacionamento com a Expressão Dramática, procurando assim contribuir, como referido anteriormente, para aumentar e melhorar a comunicação que estas estabelecem com os outros. O conhecimento de si e do outro, a compreensão do mundo que as rodeia, a concentração e a improvisação são assim aspectos que procuramos desenvolver nas sessões propostas, de forma a contribuir para o desenvolvimento das crianças surdas com DDAH.
A parte empírica do trabalho apresenta, neste sentido, a definição do objecto de estudo, as hipóteses e as variáveis correspondentes, a caracterização da amostra e os procedimentos metodológicos. Desenvolvemos neste último ponto as propostas de actividades para cinco sessões de Expressão Dramática, de forma a testar a veracidade das nossas hipóteses, respondendo à pergunta de partida apresentada. 66, [10] f.