Detalhes do Documento

Educar para a Diversidade Linguística: Resultados do Projecto JA-LING em Portugal

Autor(es): Andrade, Ana Isabel cv logo 1 ; Martins, Filomena cv logo 2

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Ensino básico (1º ciclo); Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Diferenças culturais; Multilinguismo


Descrição
A sociedade actual é linguística e culturalmente diversificada pelo que importa, desde cedo, abordar as línguas, integrando a diversidade. Neste texto1 pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto europeu Ja-Ling, de sensibilização à diversidade linguística, exemplificando formas de gestão da competência plurilingue ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. Visa-se contribuir para a construção de uma escola com sentido, pela celebração do diálogo intercultural, onde todos, alunos e professores, possam, em conjunto, envolver-se na construção de sociedades mais solidárias, linguística e culturalmente diversificadas. The present society is linguistically and culturally diversified. Therefore, it is important to implement an early approach to Languages, integrating diversity. This paper aims to present the work developed within the scope of the European project Ja-Ling focussed on linguistic diversity awareness. In it we present examples of modes of dealing with the plurilingual competence, in primary education. The objective is to contribute for the construction of a meaningful school, celebrating intercultural dialogue, by means of which teachers and pupils may get involved in the collaborative construction of societies that acknowledge linguistic and cultural diversity and where solidarity is more present.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia