Autor(es):
Cruz, Mário Rui
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Comunicação - Sistema Alternativo Aumentativo (SAAC); Multiculturalismo; Integração escolar; Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem; Paralisia cerebral; Necessidades educativas; Educação especial
Descrição
Neste artigo, centraremos a nossa atenção na paralisia cerebral, tida como uma incapacidade física, e nas
tecnologias de apoio com vista a inclusão dos indivíduos com esta patologia. Partindo duma tentativa de
definição deste conceito, procuraremos realizar uma análise conceptual de paralisia cerebral neste
trabalho, focando ainda a nossa atenção nos seus diferentes tipos, problemas associados e numa
apresentação de tecnologias de apoio que serviriam o propósito de intervenção, no sentido de promoção da
inclusão na sala de aula e melhoria das condições de vida dum aprendente diagnosticado com esta
patologia.
Desta forma, num primeiro momento, focaremos a nossa atenção em aspectos considerados fundamentais,
como os conceitos de comunicação e sistemas de comunicação, tendo em conta uma perspectiva de
inclusão do aluno com dificuldades de comunicação na sala de aula do Ensino Regular. De seguida,
apresentaremos a planificação duma actividade natural em que um aluno com paralisia cerebral
conseguirá participar de forma inclusiva, envolvendo-se os seus professores e pares na leitura e exploração
do livro “O Grilo Verde” de António Mota, que inclui uma abordagem à diversidade cultural e um convite à
interculturalidade. Para isto, recorreremos às seguintes tecnologias de apoio: um computador, um braço
articulado, um comutador de pressão, o software Boardmaker® with Speaking Dynamically Pro e ainda o
hardware BigMack. In this article, we will focus on cerebral palsy understood as a physical disability, and on the use of assistive
technology towards the inclusion of individuals with this disease. Based on a trial definition of this
concept, we will try to make a conceptual analysis of cerebral palsy in this study, focusing our attention on
the different associated types and issues and on the presentation of assistive technologies which would
serve the purpose of promoting inclusion in the classroom and improving the living conditions of a learner
diagnosed with this pathology.
Thus, initially we will focus our attention on concepts, such as: communication systems, taking into
account the perspective of the inclusion of students with communication difficulties in the classroom. Then
we will present the plan of a natural activity in which a student with cerebral palsy will participate,
engaging his/ her teachers and peers in reading and exploring the story f ‘The Green Cricket’, by Antonio
Mota, which includes an approach to cultural diversity and a call for an intercultural approach. In this way,
we will use the following assistive technology: a computer, an articulated arm, a pressure switch,
Boardmaker ® with Speaking Dynamically Pro and even the BigMack device. En este artículo, nos centraremos en la parálisis cerebral, entendida como una discapacidad física, y sobre
el uso de tecnología de apoyo a la inclusión de personas con esta enfermedad. Sobre la base de una
definición de este concepto, vamos a tratar de hacer un análisis conceptual de la parálisis cerebral en este
estudio, centrando nuestra atención en los diferentes tipos de problemas asociados y en la presentación de
las tecnologías de asistencia que tendrían el objetivo de promover la inclusión en el aula y mejorar las
condiciones de vida de que una persona diagnosticada con esta patología.
Así, inicialmente centraremos nuestra atención en conceptos como sistemas de comunicación, teniendo en
cuenta la perspectiva de la inclusión de alumnos con dificultades de comunicación en el aula. A
continuación vamos a presentar el plan de una actividad natural en el que un estudiante con parálisis
cerebral participarán, con la participación de sus profesores y compañeros en la lectura y el estudio de la
historia “El Grillo Verde", de Antonio Mota, que incluye un enfoque de la cultura la diversidad y un
llamamiento a la interculturalidad. De esta manera, vamos a utilizar la tecnología de asistencia siguientes:
un ordenador, un brazo articulado, un interruptor de presión, Boardmaker ® with Speaking Dynamically
Pro e incluso el dispositivo BigMack.