Detalhes do Documento

Práticas de sensibilização à diversidade linguística: que contributos no desenv...

Autor(es): Andrade, Ana Isabel cv logo 1 ; Gomes, Sílvia cv logo 2

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Formação de professores - ensino básico (1º ciclo); Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Multilinguismo; Multiculturalismo


Descrição
Num mundo caracterizado pelo inevitável contacto entre línguas e culturas, a política educativa actual defende que a educação deve privilegiar a diversidade linguística no sentido de motivar os alunos para a aprendizagem de várias línguas como forma de educar para a cidadania. Nesta linha, importa sensibilizar e formar professores, preparando-os para gerir as abordagens plurais desde os primeiros anos de escolaridade. Reflectindo sobre esta possibilidade, apresentamos um estudo de caso exploratório realizado com um grupo de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. In a world more and more characterized by the inevitable contact between languages and cultures, present educational policy defends that education must privilege that same diversity in order to motivate pupils to learn various languages, educating them to citizenship. Hence, it is important to develop an awakening to languages approach concerning teachers, preparing them to manage with plural approaches since the early years of schooling. Therefore, reflecting upon this possibility, we present an exploratory case study conducted with a group of teachers of Primary School.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia