Autor(es):
Marcelo, Marisa
; Silva, Paulo
; Cruz, Mário Rui
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem; Ensino da língua inglesa; Multilinguismo; Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras
Descrição
As Tecnologias de informação e comunicação promovem a mobilidade online (Cruz & Melo, 2004) dos
cidadãos europeus. Oferecendo um vasto leque de recursos multimédia, que incluem texto, imagens, áudio
e vídeo, os quadros interactivos, aliados a uma ligação à internet e a diferentes recursos de
videoconferência, dão a possibilidade aos alunos de fazerem encontros virtuais online, que por sua vez irão
desenvolver as suas competências interculturais comunicativas (Byram, 1997) e plurilingues (Araújo e Sá,
M. H. & Melo, S., 2004).
Desta forma, o principal objectivo deste trabalho é a análise do quadro interactivo e do flashmeeting, como
ferramentas de videoconferência, presente no ensino precoce da Língua inglesa, com o objectivo de
desenvolver as competências interculturais dos alunos. Information and communication technologies fostered the online mobility (Cruz & Melo, 2004) of
European citizens. By offering a wide range of multimedia resources, which include text, still images, audio
and video, the interactive whiteboard, combined with an Internet connection and videoconferencing
facilities, offers us the possibility to let young learners engage in online virtual encounters, which promote
both their intercultural communicative (Byram, 1997) and plurilingual competences (Araújo e Sá, M. H. &
Melo, S., 2004).
In this way, the main aim of this paper is to analyze the use of interactive whiteboard and Flashmeeting, a
videoconference tool, in the early teaching of English as foreign language to develop the intercultural
communicative competence of young learners.