Autor(es):
Antunes, Sandra
; Teixeira, Sílvia
; Cruz, Mário Rui
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Comunicação intercultural; Ensino das línguas germânicas
Descrição
Neste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou na
competência de intercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências de
comunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes a
curiosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, o
Alemão e o Neerlandês, por pertencerem, tal como o Inglês, à mesma família linguística e, principalmente,
por apresentarem enquanto línguas bastantes semelhanças. Quisemos sensibilizar os nossos aprendentes
para as línguas germânicas, de forma a terem a oportunidade de alargarem os seus horizontes linguísticos
e culturais. Para tal elaborámos várias estratégias e materiais sempre com o objectivo de os manter
motivados e interessados em conhecer o desconhecido.
Nesta breve reflexão, apresentaremos as competências fulcrais do nosso projecto, isto é, a competência de
intercompreensão, a competência de comunicação intercultural e a competência plurilingues, assim como
também as estratégias e os materiais usados em quatro aulas de sensibilização às três línguas germânicas. This article presents a brief overview of a research project which focused on the intercomprehension
competence, which in its turn it is linked to the skills of intercultural communicative and plurilingual
competence. Our intention was to arise in our pupils the curiosity for learning other languages and cultures
in addition to Portuguese and English. Therefore, we chose German and Dutch languages because they
belong to the same linguistic family, and mainly because they present many similarities as languages. We
exposed our learners to the Germanic languages, so that they could have the opportunity to broaden their
linguistic and cultural horizons. We developed several strategies and materials with the aim to keep them
motivated and interested in knowing the unknown.
In this brief reflection, we present the core competencies of our project, i.e., the intercomprehension
competence, the intercultural communicative competence and the plurilingual competence, as well as
strategies and materials used in four classes of early language theaching of three Germanic languages.