Detalhes do Documento

De hello ao hallo – uma abordagem intercultural e plurilingual no ensino precoc...

Autor(es): Antunes, Sandra cv logo 1 ; Teixeira, Sílvia cv logo 2 ; Cruz, Mário Rui cv logo 3

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Comunicação intercultural; Ensino das línguas germânicas


Descrição
Neste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou na competência de intercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências de comunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes a curiosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, o Alemão e o Neerlandês, por pertencerem, tal como o Inglês, à mesma família linguística e, principalmente, por apresentarem enquanto línguas bastantes semelhanças. Quisemos sensibilizar os nossos aprendentes para as línguas germânicas, de forma a terem a oportunidade de alargarem os seus horizontes linguísticos e culturais. Para tal elaborámos várias estratégias e materiais sempre com o objectivo de os manter motivados e interessados em conhecer o desconhecido. Nesta breve reflexão, apresentaremos as competências fulcrais do nosso projecto, isto é, a competência de intercompreensão, a competência de comunicação intercultural e a competência plurilingues, assim como também as estratégias e os materiais usados em quatro aulas de sensibilização às três línguas germânicas. This article presents a brief overview of a research project which focused on the intercomprehension competence, which in its turn it is linked to the skills of intercultural communicative and plurilingual competence. Our intention was to arise in our pupils the curiosity for learning other languages and cultures in addition to Portuguese and English. Therefore, we chose German and Dutch languages because they belong to the same linguistic family, and mainly because they present many similarities as languages. We exposed our learners to the Germanic languages, so that they could have the opportunity to broaden their linguistic and cultural horizons. We developed several strategies and materials with the aim to keep them motivated and interested in knowing the unknown. In this brief reflection, we present the core competencies of our project, i.e., the intercomprehension competence, the intercultural communicative competence and the plurilingual competence, as well as strategies and materials used in four classes of early language theaching of three Germanic languages.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia