Author(s):
Perdigão, Rute
Date: 2009
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Segunda língua; Língua materna
Description
O impacto da oralidade na escrita, a influência do Crioulo caboverdiano- Língua Materna na Língua de
Escola e de aprendizagens- Português; o Crioulo caboverdiano, língua de tradição oral, de sonhos e de
vivências, de sentimentos e sociais momentos; as interferências do Crioulo caboverdiano na escrita em
Português, todos estes são focos de interesse e de trabalho, motivadores de investigação e de novas
metodologias para a superação de dificuldades linguísticas sentidas pelos alunos, no contexto específico
que é a EB1/JI Cova da Moura, na qual a maioria dos alunos é de origem caboverdiana e têm o Português
como Língua Não-Materna, Língua Segunda. Escrevo nestas linhas denominadas de “artigo” pressupostos
teóricos que me elucidam na minha experiência profissional e na minha formação pessoal, bem como
práticas pedagógicas relevantes para a reflexão social, fundamentadas pelo rigor e correcção científica. Os
dados obtidos são de carácter estatístico e relativos a situações práticas de dinâmica de sala de aula. The impact of orality in writing, the influence of Creole-caboverdiano Mother Tongue in the School’s
language and learning-Portuguese, the Creole caboverdiano, language of oral tradition, dreams and
experiences, feelings and social occasions, the interference of Creole caboverdiano in written in
Portuguese, all these outbreaks are of interest and work, motivating research and new methods to
overcome language difficulties experienced by students in the specific context that is the EB1/JI Cova da
Moura, in which the majority the students is caboverdiana of origin and have the Portuguese language as
Non-Maternal, Second Language. I write these lines called "article" theoretical assumptions that I clarify in
my professional experience and in my personal training and teaching practices relevant to the debate
society, founded by the scientific accuracy and propriety. The data obtained are statistical in nature and on
the practical situations of dynamics of the classroom.