Detalhes do Documento

Contacto entre línguas, a cultura crioula/ caboverdiana na escrita em Português

Autor(es): Perdigão, Rute cv logo 1

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Segunda língua; Língua materna


Descrição
O impacto da oralidade na escrita, a influência do Crioulo caboverdiano- Língua Materna na Língua de Escola e de aprendizagens- Português; o Crioulo caboverdiano, língua de tradição oral, de sonhos e de vivências, de sentimentos e sociais momentos; as interferências do Crioulo caboverdiano na escrita em Português, todos estes são focos de interesse e de trabalho, motivadores de investigação e de novas metodologias para a superação de dificuldades linguísticas sentidas pelos alunos, no contexto específico que é a EB1/JI Cova da Moura, na qual a maioria dos alunos é de origem caboverdiana e têm o Português como Língua Não-Materna, Língua Segunda. Escrevo nestas linhas denominadas de “artigo” pressupostos teóricos que me elucidam na minha experiência profissional e na minha formação pessoal, bem como práticas pedagógicas relevantes para a reflexão social, fundamentadas pelo rigor e correcção científica. Os dados obtidos são de carácter estatístico e relativos a situações práticas de dinâmica de sala de aula. The impact of orality in writing, the influence of Creole-caboverdiano Mother Tongue in the School’s language and learning-Portuguese, the Creole caboverdiano, language of oral tradition, dreams and experiences, feelings and social occasions, the interference of Creole caboverdiano in written in Portuguese, all these outbreaks are of interest and work, motivating research and new methods to overcome language difficulties experienced by students in the specific context that is the EB1/JI Cova da Moura, in which the majority the students is caboverdiana of origin and have the Portuguese language as Non-Maternal, Second Language. I write these lines called "article" theoretical assumptions that I clarify in my professional experience and in my personal training and teaching practices relevant to the debate society, founded by the scientific accuracy and propriety. The data obtained are statistical in nature and on the practical situations of dynamics of the classroom.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia