Autor(es):
Milheiro, Isabel Maria Morais Luna da Costa
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Deficiência mental; Educação especial; Desenvolvimento individual
Descrição
Resumo:O presente trabalho centrou-se no estudo sobre a problemática da «Promoção da Autonomia Pessoal e Social de Jovens com Deficiência Mental nas Escolas Básicas de 2º e 3º ciclo». Nesse sentido é importante entender os desafios para uma escola que, no nosso entender, está pouco desperta para a problemática do desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos que se enquadram em duas grandes áreas: domínios da vida e domínios de suporte. Os domínios da vida dizem respeito à forma como as pessoas se organizam e incluem, entre outros, o lugar e a família, a profissão e a educação, o tempo livre e a relação com a comunidade, enquanto que os domínios de suporte se referem aos aspectos individuais que estão relacionados com as responsabilidades e actividades de vida adulta e abrangem a saúde física e emocional, assim como o desenvolvimento pessoal. A preparação e orientação para a vida adulta passa pela inter-relação destes dois domínios, possibilitando, assim, uma maior qualidade de vida, de forma a manter uma maior independência, associada a condições materiais de vida, respeito e reconhecimento social e inserção no mundo do trabalho. A escola tem, pois, de rever a sua função, finalidade e organização, devendo prever a transição dos alunos em geral para a vida activa e, em particular, os alunos com necessidades educativas especiais, através da criação de estruturas que facilitem a transição para o mundo do pós-escola. Cabe-lhe também o dever de assegurar o direito à independência, à integração social e à participação na vida da comunidade destes jovens. 56 p., 6 p.